Hoje fui buscar minha carteirinha na Cásper.
É até envergonhante dizer, mas foram poucas as vezes que me dei o prazer de andar sozinha pela Paulista. Sai da faculdade e deixei uma turma de 12 estudantes, para mais ou menos, a caminho do bar.
Saindo do prédio da Gazeta, e ainda com uma sensação de formigamento no estômago, demorei um tempo para me decidir entre a esquerda e a direita. Rumei à direita, seguindo o contorno lateral do Masp.
Naquele momento, sem nenhuma gota de álcool no meu sangue, eu estava feliz. Interagir não é assim um bicho de sete cabeças, afinal.
Por um momento, me peguei andando a passos apressados, como sempre faço. Sorrindo meio abestada, policiei meus passos, indo da quinta marcha para a segunda, esperando o farol fechar sem me preocupar em atravessar correndo, contando quantos gringos encontrava e em que intervalo de tempo, sem pensar muito porque estava seguindo para o lado da Consolação.
Cruzando o vão do Masp pela calçada, li uma placa com o seguinte dizer: "se você tem tempo para ler essa placa, então tem tempo para falar comigo". Ri e parei. Era eu palhaço de rua, vendendo seu pequeno livro xerocado em folha sulfite, feito com caneta. Bem rústico, humor inteligente, senhor simpático, dois reais. Enquanto pegava algumas moedas, murmurei um desabafo engraçado.
"Acabei de perceber que minha faculdade começa semana que vem". O palhaço de black power natural me empurrou a mão. "Mas olha! Parabéns!". Agradeci, dei-lhe a mão, as moedas e um desejo de boa sorte.
Por ironia, lembrei-me do presente atrasado de aniversário da japonesa. Voltei a apressar o passo e desci dois ou três quateirões da Augusta praticamente na "banguela". Sem condições, a antiguidade beatlemaníaca estava fora do meu orçamento. Subi o par de esquinas engatada e entrei no Conjunto Nacional, voltando meu pensamento para Jane Austen. Na livraria, encontrei por um bom preço uma capa de tecido avermelhado e pintura romântica para a Winy e um auto-agradinho irlandês para meu momento epifânico.
I'm young but I can do things,
I'll fly away with my wings, aw...
Nenhum comentário:
Postar um comentário